quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como fazer Papel Reciclado

Oie!
Sei que faz tempo que não faço um post sobre artesanato aqui no blog... mas cá estou novamente! 
Como adoro artesanato e culinária, tento dividir meu tempo o melhor possível!
Há uns dois anos aproximadamente eu havia criado um blog chamado Infinito Papel para separar meus artesanatos de papel em um só endereço na internet. Como acabei não me dedicando o suficiente a ele, cancelei o Blog. O Infinito Papel continua em meu coração. Ainda quero retomá-lo, mas no momento estou bem atarefada. Então, o projeto está em estado de espera!
 Hoje, estou dividindo isso tudo com vocês, porque semana passada  recuperei umas fotos de um post que  eu havia  feito lá no Infinito Papel!
 O post é sobre como fazer papel reciclado e foi aí que percebi como a gente joga papel fora!!! 
Então,  eu vou refazer aquele post, porque vale a pena!
Faça um cafezinho e sente-se para participar de minha aventura!

Como Fazer Papel Reciclado

1- Junte papel usado. Aqueles papéis sulfites, de impressora, jornais velhos, cadernos velhos, etc...
2-Pique-os, coloque em um balde grande, adicione água até cobrí-los. Deixe-os de molho por aproximadamente 12 horas (se você puder deixar mais, melhor).
 Eu comprei umas ponteiras para a furadeira que misturam tinta. Elas são ótimas para picar o papel! Olhe a foto abaixo:

3- Coloque uma delas na furadeira e misture o papel! Essa ponteira irá "picar" o papel. A água juntamente com o papel picado se transformará num sopão de papel! 
Misture bem mesmo!
Observação: 

Tem gente que usa o liquidificador, mas eu não indico, pois você o utiliza na cozinha! Se você utilizar um liquidificador só para o papel, tudo bem! 


Confesso que durante todo o processo você irá fazer sujeira... então eu aconselho a você usar seu quintal. Não faça o papel reciclado dentro de casa! Você vai se arrepender!!!!


Você obterá uma massa com mais ou menos essa espessura:


 Bom, já que você teve coragem de iniciar esta aventura, aproveite para fazer bastante, afinal de contas quem está na chuva é pra se molhar! rsrsrs

4-Em uma bacia grande adicione um pouco da mistura e mais água. As proporções  são de mais ou menos 2 partes de água para 1 de polpa de papel. 
Essa proporção vai depender se vc quer um papel mais grosso ou mais fino! 
Adicione também corante para roupas, eu escolhi o rosa aqui. 

ATENÇÃO: use luvas porque eu não havia usado e no outro dia minhas mãos  ficaram inchadas e secas; pareciam queimadas! 
Isso tudo por causa do corante!!!

  

5- Mergulhe uma tela de silk screen, sabe daquelas bem fininhas? E retire o papel. Deixe escorrer bem a água, bem mesmo!!! 
Você terá a tela assim, cheia de polpa de papel!

6- Vire a tela em cima de folhas de jornais secas de modo que a polpa entre em contato com o jornal!
Para retirar mais ainda o excesso de água, passe uma esponja sobre a tela e espere  por uns 2 minutinhos para que a polpa toda "grude" no jornal!

7- Após os 2 minutinhos, retire cuidadosamente a tela, fazendo com  que a polpa de papel permaneça no jornal!


8- Pendure as folhas de jornais, já com as polpas, em um varal e espere secar completamente! Eu deixei de um dia para outro! 


 9- No dia seguinte, destaque do jornal toda a polpa de papel, que agora chamamos de  folha de papel  reciclado (ela sofreu uma promoção!!! rsrsrsrsrs). 
 Se tiver dificuldade, desgrude as extremidades com a ajuda de uma faca!



 10- Para que a folha fique legal para escrever o ideal é prensá-la, mas como não tinha/tenho uma prensa,  acabei passando as folhas com ferro de passar roupas e também, colocando em baixo de vários livros pesados!
Corte as rebarbas e pronto!

Aqui os papéis rosa!


Aqui os papeis azuis!


Apesar de todo o trabalho eu simplesmente adorei fazer! O produto final ficou muito legal! Mas confesso que a prensa fez falta!
 Ainda vou ter uma!
No meio da polpa você também pode colocar florzinhas ou ervas, mas para isso tem que usar o borato de sódio para evitar fungos .
O papel reciclado nao é somente uma forma de artesanato, mas uma maneira de sermos mais responsáveis e conscientes em relação ao nosso meio-ambiente! 
Reciclar é preciso!!!

Espero que tenha gostado! 
Bjsss e até a próxima!